Halloween e o Pensamento Computacional!
Os nossos meninos do 1º ciclo das escolas básicas da Sé, Campo Redondo e Beatas, esta semana preparam a festa do Halloween, com abóbadas, fantasmas, monstros e, claro, muitas doces! Mas, já pensaram que o Halloween pode também nos ensinar sobre o pensamento computacional?
O que é o pensamento computacional?
É uma maneira de resolver um problema usando passos lógicos e criativos, tal como um computador faria. Podemos pensar em algoritmos (tarefas diárias como o de acordar até vir para a escola ou tarefas a realizar para lavar os dentes) para fazer as tarefas de uma forma organizada!
Vamos fazer uma comparação!
Imagine que uma abóbora de Halloween quer lavar os seus dentinhos. Primeiro, precisamos de um plano: escolher a imagem de uma abóbora, desenhar a cara, a escova, a pasta, os dentes, ... Cada um desses passos é uma parte do algoritmo!
A atividade ficou concluída com a introdução do Robô Super Doc para colocar em prática o pensamento computacional. Ele é muito esperto e ajuda-nos a aprender a programar. Com ele, podemos criar comandos e sequências que o Super Doc deve seguir, assim como fazemos com os planos de Halloween!
Por exemplo, podemos programar o Super Doc de forma que este, pense nos passos que ele deve seguir: "Avançar, virar à direita, avançar novamente...". Isso é programação!
Com a atividade do Halloween, os nossos meninos tiveram a oportunidade de se divertir e pôr em praticar o pensamento computacional. Ao "brincar" com o Super Doc, estão a aprender a resolver problemas de forma criativa e lógica, e isso é muito importante!
Agora, que tal pensar em outros desafios que podemos dar ao Super Doc? Quem sabe se ele nos pode ajudar a conseguir mais doces de Halloween?
Sem comentários:
Enviar um comentário